Custom Search

Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Brincando de casinha... Como colocar ordem no caos?

De onde vem tanta roupa espalhada pela casa? Tanta louça? E os brinquedos das crianças? Têm vida própria e estão por canto. Sem falar nas roupas para lavar e passar, que brotam sem parar...
 Com a vida corrida e atribulada dos dias de hoje, manter uma casa organizada não é tarefa nada fácil.  Financeiramente nem sempre é possível ter uma empregada ou faxineira para nos ajudar e o que nos resta é nos virar nos 3o.


 Assim, seguem algumas dicas legais de como se organizar:

EVITE IR E VIR O TEMPO INTEIRO 
Ao ir para a cozinha, olhe em volta e veja se tem algo mais que precise ser levado para lá. Idem quartos, lavanderia, sala. Se há algo que geralmente é usado no banheiro, na sala ou na lavanderia, deixe-o guardado lá. Limpe os cômodo em ordem seqüencial, um por vez. Ao limpar um cômodo, leve para lá tudo o que precisará para a limpeza, como panos, frascos spray com produtos diversos, saco de lixo, vassoura, rodo, esponjas. 

NÃO DEIXE ACUMULAR 
Abriu, fechou; pegou, guardou; limpou, sujou. Na hora. Deixe frascos vaporizadores, panos limpos e papel toalha sempre à mão. Se ver algo sujo, limpe imediatamente. Se ver algo bagunçado, arrume na hora que colocar os olhos nele. Não é vc que tem que se adaptar as necessidades de limpeza e organização da casa, mas a casa que tem que se adaptar a disponibilidade de tempo que vc tem para limpá-la e organizá-la. Limpe TODO DIA. Agende um tempo diário para limpar a casa e neste tempo faça tudo o mais rápido e melhor que puder. Acabou o tempo, paciência. No outro dia recomece. Aos poucos as coisas vão ficando em ordem. Não só a sujeira e bagunça são acumulativas, a limpeza e a ordem também. 

Use um cronômetro (ou na falta dele um despertados) para controlar o tempo em cada cômodo. Use cinco ou quinze minutos para cada cômodo ou tarefa. Quando acabar o tempo, vá para outro cômodo ou tarefa. Mesmo que algo tenha ficado inacabado, no outro dia vc recomeça, aos poucos vc deixa a casa limpinha e organizada. 

ROUPAS 
Já reparou como o segundo ciclo de lavagem é absolutamente inútil? Se o sabão é usado apenas na primeira vez e em pouca quantidade (eu uso 3 colheres das de sopa para roupas coloridas, escuras e não muito sujas e 6 para brancas e muito sujas) e se a máquina centrifuga bem, não há necessidade de enxaguar duas vezes. Geralmente a água do segundo enxague sai perfeitamente limpa. Pode-se economizar muita água e tempo lavando roupas normais com um ciclo apenas. Se usar um sabao de boa qualidade e deixar as peças de molho antes de lavá-las, a sujeira sai fácil sem precisar esfregar.

MENOS É MAIS
Tudo o que temos em casa gera um custo em termos de energia, espaço e dinheiro (!) Cada pequeno objeto que temos em casa precisa ser arrumado, limpo, eventualmente movido. Por isso é muito importante ter em casa apenas o que usa, gosta, quer e/ou precisa. Nada de armários entulhados de coisas que um dia vai usar, moveis e enfeites entupindo cada centímetro da casa. Se tiver quebrado, conserte, se tiver sujo, limpe, se tiver bagunçado arrume, se não usar, jogue fora ou doe. Simples assim.

fonte: Comunidade Fazendo muito com pouca grana (orkut)

Nenhum comentário:

Postar um comentário